Seguro Auto para Terceiros: como funciona?

No ato da contratação de um seguro, na hora da cotação, constantemente são apresentadas algumas coberturas. Uma das mais recorrentes é o seguro de carro para terceiros ou cobertura para terceiros. Formalmente, inclusive, esse tipo de cobertura é chamada de: RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativo de Veículos). Em resumo, ela é uma proteção contra batidas que você possa dar em outros carros.

A importância da contratação de um seguro de carro para terceiros é tão significativa na contratação de um seguro que na hipótese de você não ter interesse em mais nenhuma opção, é perfeitamente possível contratar somente a cobertura de carros para terceiros.

E aqui na Etele, nós realizamos um plano totalmente de acordo com as suas necessidades, o seu dia a dia e, claro, o seu bolso. Caso o orçamento esteja apertado para fazer um seguro completo, a mera contratação do seguro para terceiros proporciona uma tranquilidade enorme e respalda o segurado em inúmeras situações adversas do dia a dia.

Como funciona o seguro de carro para terceiros

De acordo com o valor fixado na apólice, o seguro de carro para terceiros indenizará os danos que você causou em outro veículo ou até em outra pessoa, como um pedestre. Para poupar gastos inusitados e não apertar o bolso, com essa cobertura, você pode acionar sua seguradora e ela custeará o conserto do carro ou da indenização.

Visualize a seguinte hipótese: você é proprietário de um veículo antigo e sabe que qualquer gasto a mais vai apertar o bolso. Então, inesperadamente, você bate o seu carro antigo em uma Mercedes quase zero quilômetro. Por mínima que seja a batida, o reparo do carro vai custar uma grana alta. E então o seguro para terceiros entra para salvar a sua pele. Resumidamente, é aí que ele se encaixa. Mas vai muito além desse pequeno caso hipotético, é claro. E, então, algumas perguntas pairam no ar: como o seguro para terceiros funciona quando outras categorias, como a de Danos Morais, a de Danos Pessoais ou Corporais, são englobadas?

Danos Materiais no Seguro de Carro para Terceiros

Os danos materiais causados a terceiros é uma das coberturas do seguro auto para terceiros. E isso engloba, por exemplo, as despesas de pintura e funilaria ocasionadas por uma batida causada pelo segurado, como no caso supracitado. Ademais, os danos materiais também incluem, por exemplo, a destruição da fachada de uma casa.

Danos Pessoais ou Corporais no Seguro de Carro para Terceiros

Nesse contexto, o seguro para terceiros pode, inclusive, ressarcir os valores requeridos por terceiros que tenham sofrido danos corporais, como morte ou invalidez, ou que tenham tido despesas médicas e hospitalares devido ao acidente vinculado ao segurado.

Danos Morais no Seguro de Carro para Terceiros

Nesse último cenário, falaremos sobre o caso de Danos Morais. Caso o segurado seja condenado ao pagamento por danos morais ou estéticos causados a terceiros, seja em um caso judicial ou extrajudicial, o seguro de carro para terceiros vai garantir que as indenizações sejam custeadas pela seguradora e mantenha o segurado respaldado. Nesse caso, inclusive, ele funciona como uma cobertura que complementa a de Danos Pessoais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *