O que é uma “franquia”?

Sabemos que os termos técnicos usados ao falar sobre seguro não são simples. Mas trabalhamos todo dia para proporcionar aos nossos clientes uma linguagem acessível, para que eles possam verdadeiramente entender sobre o que estamos falando.

O que é franquia?

O valor estipulado na sua apólice é chamado de franquia. Ele pode ser traduzido como sendo a participação do segurado em relação aos prejuízos de cada sinistro de Perda Parcial.

No seguro do seu carro, a indenização que a seguradora arcará corresponde ao total valor dos prejuízos, de forma a deduzir o valor da franquia.

No Seguro Auto, aplicamos as franquias quase por dedução, isso se dá ao fato de que a indenização a ser paga pela seguradora equivale ao valor total dos prejuízos, sendo possível deduzir o valor da franquia.

Por que franquias precisam existir?

Sem a franquia no Seguro Auto, as seguradoras indenizariam os prejuízos em geral, como os decorrentes de pequenos amassados e arranhões. 

Mas, consequentemente, o preço do seguro aumentaria muito e sem dúvidas pesaria no bolso dos segurados, isso porque a seguradora gastaria bem mais por causa de infinitas possibilidades de acidentes.

É possível dizer, inclusive, que a franquia exerce um papel importante quanto ao comportamento inadequado de certos motoristas no trânsito. Essa influência pode ser positiva porque o segurado também arca com parte dos prejuízos decorrentes daquele acidente.

Quando a franquia não se aplica?

A franquia não se aplica e é proibida em sinistros de queda de raio, explosão do veículo, incêndio, assim como em quaisquer eventos que gerem uma indenização integral, bem como roubo ou furto total do veículo, por exemplo.

Quando os automóveis comercializados pelas principais seguradoras acionam a cobertura de “responsabilidade civil facultativa”, ou seja, danos materiais e corporais a terceiros, a franquia também não se aplica e os prejuízos serão reembolsados pela própria seguradora.

Quais são os tipos de franquia?

As franquias mais comuns e escolhidas são a Reduzida e a Normal, e a diferença entre elas se dá pelo valor do seguro. Caso opte pela Reduzida, você receberá um preço maior comparado a Normal.

A Franquia Reduzida é aconselhada para motoristas mais jovens ou sem muita experiência, que são mais receosos ou com probabilidade de se envolverem em um acidente.

Como muitos motoristas preferem economizar, geralmente optam pela Franquia Normal, mas já esteja informado: caso você precise acionar um sinistro, o pagamento pelos reparos será maior. Somente é possível acionar o seguro caso os danos no veículo sejam de valor superior ao estipulado na franquia. Você efetuará o pagamento do valor “mínimo” e a seguradora arcará com o restante do conserto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *