O que é endosso de seguro?

O documento onde as alterações necessárias na apólice são feitas é chamado de endosso de seguro – também conhecido como aditivo do contrato de seguro. Por intermédio dele, as alterações necessárias ao seu seguro ao longo da vigência serão formalizadas. O endosso é um dos casos em que o seguro pode sofrer modificações no seu preço.

Em termos gerais, endosso é quando uma transferência de posse de título, independente do ramo, ocorre. Em termos específicos, há o endosso de seguro quando existe a necessidade dos dados contidos na apólice de seguro serem alterados. Alguns exemplos práticos: caso você troque de carro, precisará fazer um endosso. Caso você mude seu endereço residencial, também precisará fazer um endosso.

Para garantir sua proteção, fazer um seguro auto é primordial para que seu bem esteja amparado nas situações imprevisíveis do nosso dia a dia, como incêndios, colisões, e outros casos de perda total e parcial do veículo.

Na Etele, nós realizamos cotações com diversas seguradoras, para proporcionar ao segurador final o melhor resultado. Faça já uma cotação online gratuitamente ou entre em contato para solicitar o endosso do seu seguro.

Quando eu devo fazer o endosso do seguro?

Nos momentos de inclusão ou exclusão de coberturas, realizar um endosso de seguro é de extrema importância. Caso queira, suponhamos, incluir a cobertura de danos a terceiros, retirar uma cobertura de carro reserva, entre outras.

O endosso no seguro também é necessário quando o motorista segurado muda de endereço residencial ou comercial; ou quando o modelo do veículo sofre alteração, seja para outro superior ou inferior. Em suma, qualquer modificação minimamente significante para a apólice ou que tenha impacto direto nos riscos ou na cobertura.

Somente alguns exemplos gerais foram mencionados, mas são apenas uma parcela de onde o endosso faz-se necessário na apólice. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a Etele, você terá total suporte durante o processo.

Visando um atendimento melhor e que atenda as necessidades de todos os nossos clientes, criamos um horário de atendimento flexível, para que possamos auxiliar em cada etapa do processo, nas mais diversas situações, como o endosso de seguro. Não hesite em entrar em contato com a Etele!

Eu terei que pagar pelo endosso do seguro?

Geralmente, por significar uma mudança no cálculo inicial do risco, os endossos tentem a provocar correções monetárias. Dependendo do que foi solicitado, essa alteração pode tanto diminuir quanto aumentar o valor do seu seguro.

Se for o caso de coberturas extras ou alterações que causem inflação, será imprescindível pagar essa diferença. Se for o caso de exclusão de coberturas ou quaisquer modificações que diminuam o preço, a seguradora contratada providenciará a devolução do dinheiro já pago.

Pode-se citar como exemplos de situações de endosso de seguro:

-Mudar o endereço residencial de uma região com menor índice de criminalidade para outra com maior índice de criminalidade gerará um ressarcimento de valores para o segurado, da mesma forma que o inverso pode culminar em um aumento de preço.

Todavia, existem sim endossos que não culminam em alterações de valores, como é o caso de simples modificações que não têm relação direta com o risco. Como, por exemplo, correção da cor do automóvel, correção do nome do segurado que pode ter erros de digitação, numeração do documento, entre outros.

Pedimos para que mantenha a Etele e a seguradora escolhida com as suas informações sempre atualizadas. Isso é de suma importância, visto que qualquer possível mudança no seu perfil pode impactar na invalidação da cobertura. Se qualquer possível dúvida surgir sobre quaisquer mudanças, entre imediatamente em contato para que possamos te oferecer suporte e solucionar o seu problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *