O que é classe de bônus?

Quem se garante e já conta com um seguro auto, no ato da renovação, caso não tenha ocorrido nenhum sinistro no último ano, encontra o seguinte termo do universo dos seguros: a classe de bônus, que nada mais é do que, em geral, um adicional que pode proporcionar bons descontos ao motorista cauteloso. Mas como realmente funciona a classe de bônus?

Na renovação da apólice, a classe de bônus é usada como um “indicador de experiência” do seu seguro. A cada ano sem sinistro, você ganha um ponto chamado “classe de bônus”.

Quais benefícios a classe de bônus pode proporcionar?

A cada ano que passa sem que você acione o seguro, as classes de bônus vão acumulando e o desconto na renovação é cada vez maior. É uma forma de “premiar” o segurado que, no decorrer da vigência da apólice, não apresentou nenhum sinistro. Em resumo, caso você não utilize o seguro em batidas, perda parcial, roubo/furto e outras situações de cobertura, você ganhará um bônus (desconto) no próximo ano.

Vale ressaltar que sua classe de bônus segue com você, ainda que você mude de seguradora, sua pontuação será preservada. O bônus tem caráter pessoal e intransferível, o que significa, traduzindo em um caso prático: se você tem uma classe de bônus 5, você não pode transferi-la para sua mãe, cônjuge ou primo visando ganhar um desconto maior. Lembre-se: a única maneira dela “subir” é sem que ocorra um sinistro ao passar dos anos.

Hoje em dia, todos querem economizar na hora da renovação do seguro auto, principalmente porque o cenário atual não é muito favorável, e qualquer economia de dinheiro vale. A classe de bônus te ajuda nisso.

Quando perco os pontos da minha classe de bônus?

Caso você tenha guardado pontos de bônus e, por desventura, sofra um sinistro e precise acionar a seguradora, você perderá uma classe. Ou seja, cada vez que o seguro é acionado, uma classe de bônus é descontada. Em um caso prático: você tem uma classe de bônus 8, sofreu um sinistro e acionou a sua seguradora; no próximo ano, sua classe de bônus será 7.

Quais situações não afetam minha classe de bônus?

Contatar sua seguradora e utilizar dos serviços de assistência 24h é uma prática que em nada afeta a sua classe de bônus. O que significa que caso você precise acionar um guincho, sua classe de bônus atual será mantida.

Há também outras situações que não causam prejuízo algum quanto a sua classe de bônus, como nas seguintes hipóteses: utilizar a cobertura de danos a vidros, acidentes com terceiros ou benefícios como apoio residencial. Em todas as hipóteses, sua classe de bônus não sofrerá nenhuma perda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *